A Biblioteca Central, órgão suplementar da Universidade Federal de Viçosa, vinculado administrativamente à Pró-Reitoria de Ensino, foi criada em 1969 e é regimentada pela Resolução no 05/93 do Conselho Universitário da UFV.   
 
A Biblioteca Central tem como missão   contribuir   efetivamente   para   as   atividades   de   ensino,   pesquisa   e   extensão, propiciando acesso aos serviços informacionais nas diversas áreas do conhecimento, de forma   qualificada,   rápida   e   atualizada,   visando   contribuir   para   a   formação   do profissional e do cidadão e para o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural da sociedade. Suas principais áreas de atuação são as de seleção, aquisição, classificação, catalogação, organização, armazenamento, conservação, restauração, disponibilização, treinamentos e disseminação das mais diversas fontes de informação aos seus usuários. Presta serviços de assistência às bibliotecas setoriais do campus de Viçosa bem como às bibliotecas dos campi de Florestal e Rio Paranaíba.
 
Além da  comunidade   universitária, a Biblioteca   Central  é também   aberta   à comunidade viçosense e demais pessoas que possam necessitar de seus serviços, um exemplo disso é o empenho de professores das escolas da região, que trazem seus alunos às visitas orientadas e promovem a utilização do espaço PROLER, como parte das ações de incentivo à alfabetização e à leitura. O PROLER também abriga iniciativas de outros grupos, entre alunos e servidores da UFV, que usam o espaço para reuniões e debates sobre questões ligadas à literatura, aos livros e aos leitores.
 
A Biblioteca Central está localizada no centro do campus universitário de Viçosa e ocupa um edifício moderno e funcional de quatro andares, com área total de 12.816,59m2. Disponibiliza aos usuários mais de 2.050 postos de estudos que incluem salas de uso individual e em grupo, além de sala de videoconferência, coleções especiais, coleções de obras raras, multimídia, mapoteca, espaço para leitura de lazer, espaço para pesquisa às bases de dados e periódicos eletrônicos, hall para exposições diversas e um auditório. Foi construída em conformidade com as normas de segurança e acessibilidade de prédios públicos e, tanto a entrada principal quanto a entrada secundária, permitem acesso aos deficientes físicos, com amplas áreas de circulação e 02 elevadores.
 

Biblioteca Central localizada no campus da UFV em Viçosa
 
No   andar   térreo,   funcionam   setores   administrativos   como:   a   Diretoria,   a Diretoria assistente, o Apoio administrativo, a Secretaria de expediente, o Setor de Restauração de obras, e setores de atendimento como: a sala de Reservas, o Serviço de Referência e Atendimento ao Público, os terminais de consulta ao acervo através do sistema   PERGAMUM   com   auxílio   ao   usuário, e   terminais   para acesso ao portal da CAPES. Possui amplas áreas de estudo, sala de vídeoconferência com 60 lugares, o auditório de 170 lugares e hall de exposições.
 
No   1º   andar   localizam-se   03   salas   com   revestimento   acústico   para   estudo individual, 12 salas de estudo em grupo, sala de acervo multimídia, mapoteca, coleção das Nações Unidas (Biblioteca da ONU), Serviço de Processamentos Internos, Seção de Seleção   e   Aquisição,   Seção   de   Catalogação   e   Classificação   e   de   assistência   às Bibliotecas Setoriais, Seção de Acervos Digitais, coleção de Obras Raras, o Sistema Brasileiro de Informação do Café – SBICafé, Mapoteca e o Repositório Institucional da UFV.
 
No 2º andar localiza-se a coleção de livros, teses, dissertações e boletins, a Seção de Circulação e Empréstimos e a área de leitura, com mesas para estudos em grupo e individuais.
 
No 3° andar localiza-se a Coleção de periódicos e amplas áreas de estudos A UFV conta também com 11 bibliotecas setoriais, que somam uma área total construída de mais de 1000m² à disposição dos estudantes nos diversos departamentos, além de duas bibliotecas nos campi de Florestal e Rio Paranaíba.
 
O sistema atual de gerenciamento do acervo é o PERGAMUM, o qual possibilita colocar à disposição dos usuários o catálogo e a movimentação de sua conta, como  em reservas e renovações via internet, e também a administração das rotinas de circulação de materiais, garantindo a relação entre usuários e a Biblioteca. O sistema facilita, ainda, a troca de informações e o compartilhamento de registros bibliográficos com outras bibliotecas, de outras instituições, do país e do exterior.
 
O   acervo   bibliográfico,   localizado   na   Biblioteca   Central   e   nas   bibliotecas setoriais do campus de Viçosa atingiu em dezembro de 2022 os seguintes quantitativos: 184.599 livros impressos e 79.733 livros digitais, 38.015 teses e dissertações, 433.405 periódicos. O acervo inclui ainda 4.935 materiais especiais (mapas, “slides”, fitas de vídeo, “CD-ROM”, DVDs, disquetes, e outros), além de 11.624 boletins, 140 normas técnicas e 1.185 obras de referência.
 
A Biblioteca Central é biblioteca depositária da ONU – Organização das Nações Unidas e tem entre seus principais usuários, os alunos do Colégio da Universidade, o COLUNI e graduação. Oferece, também, o acesso ao Sistema Brasileiro de Informação do Café – SBICafé (disponível em www.sbicafé.ufv.br), o portal periódicos da CAPES (títulos de periódicos), bem como bases de dados de referenciais. É biblioteca base do COMUT (Programa de Comutação Bibliográfica) que, em 2020, recebeu 15 pedidos e enviou 10, entre anais de congresso, partes de documentos, artigos de periódicos e teses.
 
Integra a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e o OASISBR do IBICT, tendo cadastrado em 2021, o total de 27.629 teses, dissertações, tccs, artigos científicos e documentos históricos disponíveis na internet em formato PDF. Participa dos sistemas nacionais e internacionais de informação e documentação na área agrícola, bem como do Catálogo Coletivo Nacional de Periódicos. E faculta o empréstimo entre bibliotecas, que é um importante recurso no compartilhamento de acervos, pelo qual as instituições procuram atender ao usuário por meio de convênios de intercâmbio.
 
Dentre   os   serviços   oferecidos,   destacam-se:   comutação   bibliográfica, levantamento bibliográficos de assuntos específicos, catalogação na fonte, normalização de   publicações,   permuta   e   doação   com   mais   de   1.700   instituições   nacionais   e estrangeiras   cadastradas,   empréstimos   de   publicações,   treinamentos,   cursos   e orientações individuais aos usuários.
 
A   atual   estrutura organizacional   da   Biblioteca   Central,   implementada   desde setembro de 2013, compreende: Direção, Direção Assistente, Conselho de Biblioteca, Seção   de   Expediente,   Seção   de   Apoio   Administrativo,   Serviço   de   Processamento Interno, Seção de Seleção e Aquisição, Seção de Catalogação e Classificação, Seção de Acervo Digital, Serviço de Referência e Atendimento ao Público, Seção de Circulação e Empréstimo   I   –   manhã,   Seção   de   Circulação   e   Empréstimo   II   –   tarde,   Seção   de Circulação e Empréstimo III – noite, Encarregado do controle noturno. Conta com 11 (onze) servidores bibliotecários  –  documentalistas e  48 (quarenta e  oito) servidores técnico   administrativos   efetivos   (diversos   cargos),   que   são   responsáveis   pelo   seu funcionamento   bem   como   pelo   atendimento   aos   usuários.   O   serviço   de   limpeza   e higienização é terceirizado e conta com 12 funcionários.
 
A proteção, a segurança e o controle do acervo são feitos por meio do controle de acesso dos usuários que conta com um sistema de monitoramento através de 32 câmeras e um sistema com portões eletrônico de detecção magnética que permite o controle de entrada e saída de materiais do interior do prédio.
 
Para maiores informações consulte o regimento em: 
https://www.bbt.ufv.br/?page_id=224
 
Contribuir efetivamente para as atividades de ensino, pesquisa e extensão, propiciando acesso aos serviços informacionais nas diversas áreas do conhecimento, de forma qualificada, rápida e atualizada, visando contribuir para a formação do profissional e do cidadão e para o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural da sociedade.
Consolidar e aprimorar a posição de referência nacional em termos de serviços informacionais nos campos da Ciência, da Tecnologia e da cultura, com especial atenção à qualidade dos acervos físico e virtual e do atendimento.