Assinatura adquirida pela UFV garante acesso digital às normas técnicas da ABNT

6 de outubro de 2020

Estudantes, professores e técnicos da UFV já podem acessar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) via web. Isso porque a Universidade adquiriu a assinatura do sistema digital multiusuário de todas as normas técnicas da Associação, incluindo as ABNT, ISO e ABNT Mercosul. O contrato foi assinado no final de setembro e a fase de testes terminou na última sexta-feira (2).

De acordo com a vice-reitora Rejane Nascentes, “a assinatura representa um grande avanço para a instituição, visto que diversos cursos de graduação e pós-graduação necessitam, permanentemente, do acesso a essas normas, para que desempenhem, com excelência, suas atividades de ensino, pesquisa e extensão”. Além disso, ressalta que o acervo bibliográfico dos cursos ficará mais robusto com esta aquisição.

A assinatura das normas também trará benefícios a diferentes setores da Universidade, destacando-se a Gerência de Projetos e Contratação de Obras, Diretoria de Manutenção de Edificações, Diretoria de Manutenção de Estruturas Urbanas e Meio Ambiente e Divisão de Segurança, Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida/Serviço de Segurança e Higiene do Trabalho. Apesar de as normas não serem leis, seguir as suas premissas garante qualidade nos produtos e projetos produzidos.

Todos os servidores e estudantes da UFV terão acesso às normas por meio do sistema Pergamum. Os servidores estratégicos, que necessitam das normas diariamente para o trabalho na UFV, como engenheiros e arquitetos que atuam como técnicos ou professores, poderão fazer a impressão delas de forma ilimitada.  Para isso, terão que realizar um cadastro específico.

Para acessar digitalmente as normas da ABNT, deverão ser seguidos os seguintes passos: