Dotlib oferece treinamento de acesso a bases de dados

24 de setembro de 2019

Dotlib oferece treinamento online para a comunidade da Universidade Federal de Viçosa, sobre a Base de Estruturas Cristalinas – BDEC, conteúdo de ciências exatas. O BDEC é uma plataforma que facilita o acesso à diversas bases de conteúdos de estruturas cristalinas. Cada base possui conteúdos de grande relevância e ferramentas únicas que auxiliam no entendimento do tema Cristalografia. Os conhecimentos acerca de estruturas cristalinas se expandem para muitas áreas incluindo ciências biológicas, bioquímica e biofísica, engenharias, matemática, física, entre outras. O objetivo do treinamento é capacitar a comunidade Ufeviana quanto às melhores técnicas de recuperação e auxílio na produção de conteúdos científicos. O link para acesso se encontra abaixo. Os interessados deverão entrar no link com 10 minutos de antecedência antes do horário marcado para o início da sessão.

São três datas disponíveis:

24/09 – 15hs

10/10 – 10hs

30/10 – 15hs

Para se inscrever, basta acessar o link e preencher o formulário escolhendo uma data de preferência. Além de optar pela data de treinamento, estão disponíveis diversos materiais de apresentação, guia de usuário e vídeo tutorial para todos que tiverem interesse em saber mais sobre essa plataforma.

Sobre

A ASM Information reúne diversas ferramentas para pesquisa em Engenharia de Materiais, desde a estrutura até nanoescala. A partir da ASM Information é possível acessar: 1. ASM Handbooks Online, que possui 28 volumes incluindo seus suplementos e duas edições da ASM Desk, 2. ASM Alloy Center Database que reúne informações sobre propriedades, gráficos de performance e orientações de processamento de metais e ligas específicas, 3. ASM Micrograph Database que oferece 3.800 micrográficos de ligas industrialmente importantes, 4. ASM Failure Analysis Database que reúne mais de 1.000 casos e informações sobre mecanismos e métodos de análise de defeitos em estruturas cristalinas. Complementando esse conteúdo também estão disponíveis as bases: 5. ASM Alloy Phase Diagram Database que permite acesso a mais de 35 mil diagramas de fase binário e ternário e dados de fase associados, incluindo os sistemas inorgânicos, 6. ASM-NACE Corrosion Analysis Network com mais de 20 mil documentos com informações para pesquisa, preveção e solução de problemas relacionados a corrosão e 7. ASM Medical Materials Database que reúne informações mecânicas, físicas e biológicas além de propriedades de interação entre drogas e materiais de revestimento usados em dispositivos médicos na área de Cardiologia e Ortopedia. Fonte: Portal de Periódicos da Capes.

Mais informações:

Fábio Jaderson Miguel Reis