Thomsons Reuters oferece treinamento de acesso a bases de dados

18 de julho de 2016

Thomson Reuters oferece treinamento online exclusivos para a comunidade da Universidade Federal de Viçosa, sobre as bases da dados WEB OF SCIENCE, JCR e ENDNOTE WEB acessíveis pelo Portal de Periodicos da Capes. O objetivo do treinamento é capacitar a comunidade Ufeviana quanto às melhores técnicas de recuperação e auxílio na produção de conteúdos científicos. Abaixo, já estamos enviando os links necessários para acesso a essas sessões – assim, já podem ser divulgados, e os interessados deverão entrar no link com 10 minutos de antecedencia antes do horario marcado para o inicio da sessão.

Web of Science

O Portal de Periódicos por meio de assinatura junto à Thomson Reuters Scientific oferece acesso à coleção principal da base de dados Web of Science, permitindo acesso a referências e resumos em todas as áreas do conhecimento. Por meio da Web of Science estão disponíveis ferramentas para análise de citações, referências, índice h, permitindo análises bibliométricas. Cobre aproximadamente 12.000 periódicos. A assinatura deste conteúdo, oferece a possibilidade de consulta a 5 coleções: Science Citation Index Expanded (SCI-EXPANDED) – com disponibilidade de acesso desde 1945 até o presente; Social Sciences Citation Index (SSCI) – com disponibilidade de acesso desde 1956 até o presente; Arts & Humanities Citation Index (A&HCI) – com disponibilidade de acesso desde 1975 até o presente; Conference Proceedings Citation Index- Science (CPCI-S) – com disponibilidade de acesso desde 1991 até o presente e Conference Proceedings Citation Index – Social Science & Humanities (CPCI-SSH) – com disponibilidade de acesso desde 1991 até o presente. Este conteúdo pode ser localizado pela opção Buscar Base. Fonte: Portal de Periodico da Capes.
Topic: WEB OF SCIENCE – sessão aberta
Date: Friday, July 29, 2016
Time: 2:00 pm
Session number: 742 253 872
Session password: wos
 Go to: https://tlr.webex.com/tlr/k2/j.php?TID=t80a992bec09ff1f84b86102065e164bf

JCR – Journal Citation Reports

A base Journal Citation Reports modulada pela plataforma InCites permite a você avaliar e comparar periódicos usando dados de citação obtidos de aproximadamente 12.000 publicações técnicas e acadêmicas e anais de congressos de mais de 3.300 editoras em mais de 60 países.
O Journal Citation Reports é a única fonte de dados de citações de periódicos, incluindo publicações virtuais de todas as áreas da ciência, tecnologia e ciências sociais. Fonte: Portal de Periodico da Capes.

A partir do JCR é possível:
– Focar nas categorias de assunto desejadas, permitindo uma revisão em títulos de periódicos e indicadores chave em cada categoria;
– Comparar múltiplos periódicos baseados em indicadores selecionados;
– Avaliar o desempenho dos periódicos nos quais você ou sua instituição tem publicado pesquisas;
– Reconhecer periódicos que estão em voga em categorias de pesquisa chave;
– Identificar periódicos ideiais para publicar pesquisas em desenvolvimento.

A partir desta plataforma é possível criar gráficos e visualizar relações baseados em filtros disponíveis na plataforma.
Topic: JCR – sessão aberta
Date: Tuesday, August 2, 2016
Time: 3:00 pm
Session number: 744 195 287
Session password: jcr
Go to: https://tlr.webex.com/tlr/k2/j.php?MTID=t2705a91924aa4367e13c4e82df80da1b

EndNot WEB

É um serviço através da web projetado para auxiliar estudantes e pesquisadores no processo de elaboração de artigos de pesquisa. ISI Web of Knowledge, EndNote Desktop e EndNote Web são projetados para trabalhar continuamente em conjunto e otimizar sua pesquisa. Por meio desta ferramente você poderá:

• Reunir, rápida e facilmente, informações de referência de uma ampla variedade de fontes de dados online como o PubMed e o ISI Web of Knowledge por meio de exportação direta, pesquisa online ou importação de arquivos de texto.
• Armazenar até 10.000 referências em sua base de dados pessoal (EndNote Web Library), protegida por senha, disponível em qualquer lugar que você tenha acesso à Internet.
• Compartilhar referências com outros usuários do EndNote Web para facilitar a colaboração.
• Transferir facilmente as referências para ou do EndNote na área de trabalho.
Topic: Endnote Online – sessão aberta
Date: Wednesday, August 3, 2016
Time: 10:00 am
Session number: 749 511 522