Regulamento Para Empréstimo Entre Bibliotecas

Visando promover o acesso à informação, a Biblioteca Central da Universidade Federal de Viçosa através deste documento estabelece as normas para o funcionamento do empréstimo entre bibliotecas.

Regras gerais:

– Cadastro

Poderão se cadastrar Instituições públicas federais, estaduais e particulares com profissional bibliotecário registrado no CRB.

O cadastramento deverá ser solicitado junto ao setor de Referência (31) 3612-2781 ou pelo e-mail referencia@ufv.br.

Horário de funcionamento: segunda-feira à sexta-feira 8h às 12h e 14h às 18h.

– Empréstimo

O empréstimo estará restrito aos livros e teses, excluindo obras de coleção especial, de referência, material especial, livros que tenham exemplares na sala de reserva, livros em reserva e periódicos.

Consideram-se disponíveis para empréstimo as obras pertencentes à Biblioteca da Universidade Federal de Viçosa da qual a Biblioteca possua, pelo menos, dois exemplares.

– Prazo e quantidade

A Instituição requisitará no máximo dez obras simultaneamente pelo prazo de trinta dias.
Empresta-se um exemplar de cada título, indiferente sua edição, sendo necessário à apresentação da requisição devidamente preenchida pelo bibliotecário responsável. Nesta deve conter a referência da obra requisitada e poderá ser enviada através do e-mail referencia@ufv.br.

Nova solicitação só poderá ser efetuada após a devolução dos títulos em empréstimo.
A obra só será enviada com o preenchimento do termo de compromisso (modelo em anexo) assinado pelo bibliotecário responsável e enviado via e-mail para referencia@ufv.br.

– Renovação

A Biblioteca da Universidade Federal de Viçosa não fará renovação de material.

– Penalidades

O atraso na devolução implicará na suspensão imediata do cadastro de empréstimo da Biblioteca solicitante.

Em qualquer circunstância, a Biblioteca requerente será sempre única responsável pela publicação requisitada, tendo essa em caso de extravio ou dano, substituir a obra por outro exemplar exatamente igual (mesma edição ou a mais atualizada, autoria, título, etc.) ou outro equivalente que será indicado pela Biblioteca Central da Universidade Federal de Viçosa.

– Despesas

Quaisquer despesas referentes ao empréstimo e devolução da obra solicitada à Biblioteca Central correrão por conta da Instituição solicitante.